Smartphones com 8 GB de RAM: qual é o tamanho deste poder?
Antes mesmo de ler este artigo, nós todos sabemos que, obviamente, um smartphone com 8 GB de RAM é definitivamente mais forte que um de 6 GB de RAM ou 4 GB de RAM. No entanto, você já se perguntou o quanto essa capacidade RAM é poderosa?
Smartphone com 8 GB de RAM: qual é o poder desse recurso?
Vendo mais e mais smartphones serem lançados com 8 GB de RAM, que é o dobro do que a memória RAM dos atuais carros-chefes do mercado, que são de 4 GB, muitos de nós não conseguimos parar de nos perguntar isso: nós realmente precisamos disso tudo de memória RAM? Quais são as diferenças que você pode notar ao usar um smartphone com uma capacidade de memória RAM tão grande? Em um artigo anterior, nós falamos sobre como os nossos smartphones funcionam, bem como a forma como eles usam a capacidade de memória RAM. Agora, vamos ir um pouco mais longe nos detalhes para que você possa realmente entender o quão poderosos os smartphones com 8 GB de memória RAM pode ser na realidade.
Sabemos que depois que cada atividade é finalizada, ou depois que você fecha cada aplicativo, o telefone não para a ação imediatamente. Em vez disso, o processo atual é mantido dentro do sistema (também conhecido como cache) e fica lá. Isso ajudará o seu telefone a retomar ao processo mais rápido quando você voltar àquela função. Mas isso só é mantido até que haja a necessidade de liberar memória para executar outro aplicativo, e então, finalmente, o dispositivo “mata” o cache. E, a fim de decidir qual o processo será mantido e quais matar primeiro, temos o condutor LMK (Low Memory killer). Este driver, dependendo de cada aparelho, irá avaliar e classificar cada processo em um nível diferente de importância.
Portanto, a principal diferença entre um smartphone 4 GB de RAM e um smartphone 6 GB RAM, ou um smartphone 6 GB de RAM e um smartphone 8 GB de RAM é que a maior RAM é capaz de armazenar em cache mais processos em segundo plano. Assim, eles podem ficar ativos por um longo tempo sem ter que ativar o LMK para matá-los. Quanto mais processos permanecerem como cache, melhor e mais multitarefa será o smartphone. No entanto, isso não depende apenas da RAM, é necessário a contribuição de outros recursos também, especialmente a interface. Por isso, quanto mais leve for a interface do usuário, maior será a parte da RAM livre no dispositivo para armazenar cache.
Smartphones com RAM de 8 GB vs smartphones com 4 GB de RAM
Para resumir a história, os dispositivos com 8 GB de RAM oferecem o dobro de capacidade de armazenamento de cache, em comparação com smartphones com 4 GB de memória RAM. Para um mesmo modelo, sem mudança em termos de interface do usuário, processador e CPU, podemos dizer que a variante de 8 GB de RAM pode ser duas vezes mais multitarefa do que o seu homólogo de 4 GB de RAM.