Displays de smartphones: todos os tipos que você precisa saber
Em um dos nossos artigos passados, nós discutimos e explicamos sobre a definição e resolução dos smartphones. Hoje, vamos dar uma olhada nos tipos de displays dos smartphones!
Tipos de display de smartphones: LCD
Existem muitos tipos de tela, então vamos começar com a LCD, que significa Liquid Crystal Display. Ela consiste em cristais líquidos que são iluminados por uma luz de fundo. Este display não demanda muita energia para alimentar uma tela, e é executado muito bem sob luz solar, tem maior nível de brilho, dura mais tempo do que outros tipos de tela de smartphones, mas à custa de menos contraste. Existem dois tipos principais de LCD: TFT e IPS. Vamos dar uma olhada em cada um deles a seguir.
TFT significa Thin Film Transistor, uma versão avançada do LCD tradicional. Tem relativamente baixo custo de produção e contraste melhorado; no entanto, consome mais energia e tem ângulos de visão e uma reprodução de cor menos impressionantes. Por outro lado, o IPS (In-Plane Switching) tem maior custo de produção. Isso porque é uma possui uma melhoria adicional em relação ao TFT. Especificamente, ele tem ângulos de visão e reprodução de cor melhorados, e um melhor consumo de energia. Estes tipos de exibição de LCD dos smartphones são muito populares para os fabricantes de smartphones por causa do custo.
Tipos de display de smartphones: AMOLED e Super AMOLED
Um dos tipos de display de smartphones, AMOLED, significa Active Matrix Organic Light-Emitting Diode. Parece complicado, mas você só precisa saber que é uma outra tecnologia de display de filme fino. Telas AMOLED consomem menos energia ao exibir cores escuras. No entanto, elas irão consumir mais energia para exibir cores claras. O contraste é melhor em telas AMOLED, mas elas não executam tão bem sob a luz solar como as LCD. Telas AMOLED também tem custos de produção mais elevados do que as de LCD, mas elas podem ser mais finas e mais flexíveis do que o LCD (para o caso de telas curvas).
A tela Super AMOLED é uma versão melhorada da AMOLED básica, que lida com a luz solar um pouco melhor, e consomem menos energia. Este foi um termo de marketing usado pela primeira vez pela Samsung para designar essa versão melhorada da tela AMOLED. Mas não é apenas estratégia de marketing: a Samsung tem sido constantemente votada como a melhor fabricante de smartphones quando se trata de exibição.
Tipos de display de smartphones: Retina
Este é um outro termo de marketing para outro tipo de display de smartphones, desta vez proveniente da Apple. A exibição Retina não é definida por quaisquer características; pelo contrário, ela possui resolução suficiente para que os olhos humanos não possam discernir pixels a uma distância normal de visualização. A resolução varia conforme o tamanho da tela: o iPhone 4, que é o telefone da Apple que usou pela primeira vez este termo Retina e o popularizou, tinha uma resolução de 960 x 640 pixels em uma tela de 3,5 polegadas LCD IPS, ou 330 pixels por polegada quadrada (ppi). O iPhone 6 Plus, o primeiro grande display da Apple, tem resolução Full HD, de modo que sua tela de 5,5 polegadas tem densidade de pixels de 401ppi.
Tipos de display de smartphones: qual deles é melhor?
Uma coisa a se notar: o display Super AMOLED não se restringe apenas a smartphones Samsung, e o Retina não está restrito apenas a iPhones da Apple (embora você provavelmente ouvirá mais esses dois termos vindos dessas duas marcas). Assim como nem todos os telefones Samsung usam telas Super AMOLED. Os números e dados técnicos pode ser utilizado para comparar, mas o desempenho na vida real é tão importante quanto. Você precisa experimentar os tipos de display de smartphones em primeira mão, pesar os prós e contras, e escolher qual é o melhor para você.
Então, agora que você já aprendeu tudo sobre os tipos de displays dos smartphones, qual(is) dispositivo(s) você acha que tem a(s) melhor(es) tela(s)? Conta pra gente!