4G vs 4G LTE: as diferenças
4G é a quarta geração da tecnologia para a transferência de dados. Nos smartphones de hoje em dia, você também vai encontrar a conectividade 4G LTE. Então, quais são as diferenças entre essas duas tecnologias? Vamos encontrar a resposta nesta batalha entre 4G contra 4G LTE
4G vs 4G LTE: as diferenças
Primeiro, vamos falar sobre a conectividade 4G. Em março de 2008, a ITU-R estabeleceu os padrões para o 4G, incluindo a velocidade padrão. Especificamente, nos dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, a velocidade de conexão exigida é de pelo menos 100 Mbps (Megabits por segundo). Para os hotspots móveis, a velocidade desejada é de pelo menos 1 gigabite por segundo. Se a conectividade atinge esses padrões de velocidade, ela será chamada de 4G. Se não, ela poderia ser chamada de conectividade 2G ou 3G. Como estes padrões ainda não são muito populares no mundo, muitas pessoas ainda confundem o 4G com 3G.
Agora, vamos ver o que é o 4G LTE. LTE é a abreviação de Long Term Evolution (Evolução a longo termo, traduzido ao pé da letra). Esta é uma tecnologia que foi construída para suportar o 4G. Na verdade, às vezes o smartphone pode não conseguir atingir a velocidade padrão de 4G, mesmo quando nós visualizamos o símbolo 4G na tela. É por isso que a tecnologia LTE serve. Esta tecnologia é utilizada para obter a velocidade padrão da conectividade 4G. Isso significa que o 4G LTE não é a próxima geração da conectividade 4G, como muitos de vocês podem achar.
Então, quais são as diferenças entre as redes 4G e 4G LTE? Surpreendentemente, as velocidades destas tecnologias são as mesmas! A diferença entre 4G e 4G LTE é a estabilização. A tecnologia LTE torna a rede 4G mais estável. No entanto, o 4G LTE requer mais recursos do que a sua rede 4G.
4G vs 4G LTE: a conclusão
Essas são algumas diferenças entre 4G e 4G LTE. Com a tecnologia LTE, a conectividade 4G em seu smartphone será mais estável. No entanto, você deve aceitar que, por vezes, o dispositivo pode não atingir a velocidade padrão de 4G.